Minuto Seguros
  • Fale conosco

Seguro Auto

Seguro Auto PCD

COTE AGORA

ou ligue grátis para: 0800 773 3000

Por que há um seguro auto PCD?

Todos os públicos precisam e merecem um seguro adequado às suas necessidades, e o seguro auto PCD não é diferente. O seguro para carros com isenção tem algumas particularidades importantes de serem conhecidas antes do momento da contratação. Muitas pessoas, inclusive, não sabem que podem adquirir carros com isenção e, posterior a isso, contratar um seguro específico para este público, que é o seguro auto PCD.

No entanto, assim como comprar carros com isenção, fazer o seguro auto para PCD não é para qualquer pessoa. Existem grupos específicos que podem usufruir desse direito. A contratação um seguro auto PCD é disponível para pessoas que possuam limitações físicas ou mentais. Vale ressaltar que elas podem, ou não, serem as condutoras do automóvel.

Se ainda não tem plenas convicções se você possui esse direito, é necessário passar por uma junta médica do DETRAN da sua cidade. Por lá, farão uma avaliação do seu caso e te passar o veredito sobre ter direito ou não a compra do carro com isenção e, posteriormente, fazer o seguro auto PCD.

Contratação de seguro auto PCD

Como fazer seguro auto PCD

Para fazer um seguro de carro para PCD, é necessário entender que estar ao lado de corretoras de seguros qualificadas faz parte do processo que as Pessoas com Deficiência precisam para sentir-se à vontade para concluir. A Minuto Seguros, uma das maiores corretoras de seguro do Brasil, é a empresa certa para os PCD’s que estão em busca de um produto de confiança, afinal, ela é uma das insurtechs mais inovadoras do mundo. Dessa forma, você garante um seguro adequado ao seu perfil e às suas necessidades.

No momento da cotação de seguro auto é necessário informar alguns dados para o seguro auto PCD, como informações pessoais, como a idade, detalhes do carro e de como ele é utilizado. Isso ajuda a precificar o valor do seguro para as pessoas PCD, que têm perfis diferentes na cotação final, ainda mais por conta do modelo do carro e região de circulação.

Documentos para fazer seguro auto PCD

Esse tipo de produto é oferecido por algumas seguradoras – nem todas trabalham com ele. Na Minuto, você pode contratar seguro auto PCD com a SulAmérica Seguros, Sompo Seguros, Mapfre, HDI, Porto Seguro Seguros, Azul Seguros, Tokio Marine, Allianz Seguros, Bradesco Seguros e Liberty Seguros. Ao cotar o seguro para carros com isenção, não deixe de mencionar que o veículo foi adquirido com descontos dos impostos, como IPI, ICMS e IPVA.

Para agilizar o processo é bom ter em mãos os seguintes documentos para cotação de seguro auto PCD a fim de agilizar as cotações e fechamento do negócio. O processo é bem simples e se assemelha a de um seguro auto tradicional.

  • Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV), que é o documento do veículo,
  • CPF

Mesmo sendo o auto PCD, em alguns casos, se for renovação de seguro:

  • A última apólice também será necessária, pois nela estão contidas algumas informações, como a classe de bônus, a última seguradora e vigência. Também podem estar contidas todas as informações necessárias do seguro auto PCD realizado no último ano.

Lembre-se de, caso o seu carro PCD tenha algum equipamento especial, ele deve ser incluído para que possa ser indenizado em casos de sinistro. Após fazer a cotação do seguro auto PCD é só solicitar a contratação do seguro para carros com isenção.

Formas de pagamento do seguro auto PCD

Ao contratar o auto PCD pela Minuto Seguros, as possibilidades de pagamento são bem diversificadas, assim como em quaisquer outros produtos. Isso tem o intuito de atender o que o público PCD precisar, afinal, isso é muito importante no pagamento do seguro auto.

O pagamento do seguro auto PCD pode ser feito em débito em conta, parcelamento por cartão e boleto bancário, da forma que for mais conveniente. A facilidade para pagar é um dos grandes trunfos em proteger o veículo com o seguro auto PCD.

No entanto, é bom ressaltar que cada seguradora tem uma regra de pagamento, principalmente em relação ao parcelamento do seguro auto PCD. O melhor, e mais indicado, é entrar em contato com a Minuto Seguros e esclarecer essas dúvidas.

Quando o seguro auto PCD passa a valer

A validade do seguro auto PCD começa e termina às 00h das datas que estão indicadas na apólice, assim como todos os seguros para carro. Em algumas situações, as seguradoras solicitam a realização de vistoria prévia para avaliação do risco e estado do veículo, de modo que ela possa analisar se quer, ou não, fazer o seguro PCD e aceitar aquele carro.

A importância de contratar um seguro auto PCD

Por serem ainda inexperientes no volante e, por vezes, serem conhecidos por terem direções agressivas – o que é um erro – o público PCD precisa fazer um seguro auto e manter-se protegido contra diversos imprevistos e acontecimentos.

A questão da importância de contratar um seguro auto PCD baseia-se, também, no fato de que o seguro de carro é uma proteção além dos problemas conhecidos pelos jovens, como as batidas de carro, por exemplo. Há outros sinistros, como danos da natureza, roubo e furto, assistência 24 horas etc.

Fazer a contratação do auto PCD garante tranquilidade para manter-se amparado em diversas situações, corriqueiras do dia a dia.

Como funciona o seguro auto PCD

O seguro auto PCD é uma proteção que voltada para o público PCD, com 25 anos ou menos. Ele é específico para um público que, mais do que nunca, precisa estar amparado.

É uma proteção importante e que mantém o veículo resguardado. Há a possibilidade de inclusão de diversas coberturas, além das que já são tradicionais no seguro auto PCD, personalizando um plano para cada tipo de PCD, mais novo ou mais velho.

O seguro mais adequado para cada PCD

Muitos fatores são levados em consideração para precificar o valor do seguro auto de um PCD, mas os principais são: o modelo do veículo, qual será a região de circulação, sexo, idade, as coberturas e perfil do segurado.

Dentro do perfil do PCD algumas características são importantes, como a idade, o estado civil, onde mora e onde trabalha. Com base nessas informações, é possível entender qual é o seguro mais adequado para cada PCD e entender qual é a melhor oferta de seguro de carro.

Vistoria prévia

A vistoria prévia para o seguro PCD é um procedimento adotado pelas seguradoras, na verdade, em todas as contratações de seguro, sejam eles PCD ou não. Ela tem o intuito de verificar a existência do automóvel e, obviamente, a situação que o veículo se encontra, precavendo-se de fraudes.

Transferência de seguro auto PCD

O seguro auto PCD não tem diferença, principalmente em relação a alguns trâmites dos seguros normais, como o auto mulher ou o auto tradicional. Ele é um tipo de serviço que não permite que seja feito uma transferência para o novo dono do carro quando há a negociação veículo, mesmo que ele seja o conjugue, filho, irmã, pai etc.

Há alguns motivos para isso, entre eles, as informações na apólice são pessoais e influenciam na hora de precificar os valores do seguro de carro PCD. E, como para fazer a contratação desse seguro há algumas regras, a transferência não é possível.

Endosso de seguro

Endosso é o documento que são feitas as alterações na apólice de seguro auto PCD quando há necessidade, caso alguma informação tenha ficado defasada. Por meio do endosso de seguro irá ser formalizado e efetivado todas as modificações no seguro necessárias ao longo da vigência da apólice. Mudança de endereço, por exemplo, é passível de um endosso.

Indenização do seguro auto PCD

Esse é um ponto importante no momento de contratar o seguro auto PCD, pois como o veículo foi adquirido com descontos, o pagamento da indenização é diferenciado. Cada seguradora tem uma regra específica quanto ao pagamento da indenização, em casos de sinistros com perda total. Por isso é importante atentar-se, juntamente com o consultor, sobre as condições de cada seguradora.

Na maioria das seguradoras e das regras quanto à indenização do seguro auto PCD, será necessário realizar o pagamento de todos os impostos que você deixou de pagar para receber 100% do valor da FIPE. Algumas seguradoras já fazem o desconto no momento da indenização. Outras, por exemplo, sinalizam na apólice que o pagamento não será integral. Existem também as opções de seguradoras oferecem condições especiais, como seguro para o imposto ou mais de 100% da tabela FIPE na indenização.

Por isso é importante, uma corretora de seguros como a Minuto, especialista em seguros, esteja ao seu lado no momento da contratação.

Coberturas do seguro auto PCD e assistências

Cobertura do seguro auto PCD

Por ser um produto diferenciado e específico para o público PCD, o pacote de coberturas pode ser definido no momento da contratação do seguro auto PCD. No entanto, algumas opções como carro reserva, caso fique sem o veículo por conta de algum sinistro, suporte contra danos a vidros, lanternas e faróis, assistência 24h, com guincho para situações como pneu furado e panes são algumas opções para facilitar a vida de um público que precisa ter o melhor produto para facilitar a vida!

Lembrando que toda cobertura ou assistências pode ser alterado no decorrer da vigência da apólice. Só não será permitido incluir coberturas quando houver um sinistro aberto.

Abaixo, algumas coberturas que estão contempladas no auto PCD.

Danos a terceiros

O auto PCD oferece em seu pacote de coberturas, a opção de cobertura para terceiros, que indeniza, de acordo com o valor estipulado na apólice, os danos causados em outro carro ou até em outras pessoas, como passageiros ou ocupantes de veículos.

Com esse seguro é possível acionar a seguradora para custear o conserto do carro ou a indenização total ou parcial, também que está informado na apólice, no momento do fechamento do contrato.

Roubo e furto

A cobertura de roubo e furto é a mais tradicional no mundo do seguro para carro e pelo motivo principal que os PCD’s buscam um seguro auto.

Atualmente, existem até produtos de seguro auto voltados somente para esse tipo de sinistro, que são opções mais baratas, como o Itaú Auto e Roubo. Como não contempla outras proteções, como batidas, seguro para terceiros etc, o preço tende a ser menor.

Carro reserva no seguro auto PCD

A cobertura de carro reserva para PCD ameniza a situação de ficar sem o veículo caso haja um sinistro de maiores proporções. Para PCD que usam o carro diariamente, por exemplo, a cobertura de carro reserva é essencial.

O carro reserva pode ser acionado com o intuito de cobrir a ausência do automóvel em caso de um acidente, roubo e furto, por exemplo. Pessoas com Deficiência que não podem nem pensar em ficar sem o carro, optar pela inclusão dessa cobertura é fundamental.

Condutor adicional

Essa é uma das coberturas mais importantes para serem mencionadas em uma negociação de seguro auto PCD: o condutor adicional, que é qualquer pessoa que irá dirigir o veículo, pelo menos, uma vez por semana, como o pai ou a mãe.

Isso é muito importante, pois é um dos fatores que podem alterar o preço do seguro do veículo por ser uma análise diretamente ligada ao risco de sinistralidade, principalmente no que diz respeito a colisões, roubo e furto etc.

Assistência 24 horas para auto PCD

A assistência 24 horas no seguro PCD é uma cobertura que pode livrá-los de algumas situações, em tese, bem complicadas. Com ela, as Pessoas com Deficiência terão direito a acionar o seguro para solucionar ou amenizar problemas referentes ao carro ou em determinada situações. Uma pane elétrica, por exemplo, um motor de carro fervido com a solicitação de um guincho e por aí vai.

Cote seu Seguro Auto em mais de 10 seguradoras

Cote grátis